Não é bullying

O comercial com o Neymar não defende, nem apregoa, nem legitima bullying nenhum com estrangeiros. É preciso ter o bullying embutido, assimilado, engatilhado dentro de si para interpretar desse jeito. Ou a demagogia…

O comercial com o Neymar mostra o jogador fazendo uma molecagem quase inocente – se levada a sério (ironia!), próxima do irrelevante – casualmente com estrangeiros, porque o desconhecimento do idioma favorece a brincadeira, e não (nunca!) porque alguém acredita (nem o autor, nem o Neymar, nem o anunciante), ou avalize, que a condição de estrangeiro torna alguém passível de ser vilipendiado.

Até porque ninguém é vilipendiado no filme…

Bullying é a intimidação e/ou depreciação recorrente, insistente, invasiva, humilhante, com ou sem humor, cujo efeito nocivo pode ser constatado, principalmente, de forma visível no comportamento da vítima, e que deixa nela marcas psicológicas importantes. Bullying não é o uso ocasional de irreverência para provocar reações de graça, riso, brejeirice, leveza – mesmo um leve embaraçamento. Não é o “zoar” despretensioso, sem veneno.

Uma molecagenzinha é bem diferente do humor sádico. É óbvio, ululante, evidente, incontestável. Menos para os extremistas. Menos para os hipócritas e demagogos. Aliás, para esses também, mas não convém a eles assumir, para não perder o oportunismo de seu discurso.

Eu sei o que é bullying, de experiência própria. E sei o que é humor, de experiência idem. O criador, a agência, o Neymar e o anunciante só fizeram bom uso, com criatividade e inocência (não irresponsabilidade) da molecagem que quase todos os brasileiros que gostam de futebol dizem querer ver em campo – aquele tipo do Garrincha, sabe, de quem se poderia dizer certamente, hoje, que “zombava” dos estrangeiros…

Efeito contrário, defendo a antítese: são os criativos, o Neymar, a agência e o anunciante que estãos sofrendo o bullying. Assim como o bom senso, a tolerância, o bom humor, a inteligência.

E – suprema ameaça! – a alegria.

Tags: , , , , , , ,

Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>