Exercício gaiarsiano

Por mais incrível que pareça e desconfortável que seja, a conexão humana se dá, primeiramente, de forma não-verbal.

É um fato, não uma teoria.

Custamos a acreditar nisso porque, ato contínuo, fechamos o raciocínio de que é muito difícil, senão impossível, esconder o que pensamos e sentimos (função primordial da palavra em nosso mundo).

Proponho ao leitor um exercício, bem prosaico, mas nem por isso menos elucidativo:

- Vá a um bar ou lanchonete bem movimentado;

- Coloque fones de ouvido com música (de preferência, instrumental);

- Observe, por 5 minutos, as faces, os jeitos, os trejeitos e as posturas (e imposturas) das pessoas que estão no ambiente.

Fica claro, ofuscantemente claro, que os flertes, as mágoas, as súplicas, as raivas, os desejos, as aceitações, as rejeições, as esperanças, os desesperos, as impaciências e tantos outros sentimentos e emoções – unilaterais ou recíprocos – são visíveis para o observador.

Você não sabe as histórias, mas sabe os humores e os amores que estão à sua volta, porque os enxerga. Simples assim. Complicado assim.

E quanto mais nos percebemos, mais chances temos de nos tratar como seres humanos – indivíduos da mesma espécie – e não como “o hétero”, “o gay”, “a branca”, “o negro”, “o conterrâneo”, “o forasteiro”, “o rico”, “o pobre”…

Ou seja, dedicar-se a perceber o outro é a primeira providência coletiva para superar preconceitos de todos os matizes e atenuar a violência global.

Vamos ensinar isso para – estimulá-lo em – nossas crianças? Talvez assim tenhamos uma chance de não-autoaniquilação.

Mestre Gaiasa mostrou essas coisas a vida inteira, e eu estou disposto a levar adiante suas ideias e percepções, tão humanas quanto geniais. Até um curso baseado nele estou organizando, junto com uma amiga (discípula até mais antiga do que eu).

Estamos convictos de que é no exercício da percepção que reside nossa – da humanidade – maior chance de experimentar a vida em sua plenitude.

(Em vez de provocar tanta morte)

Tags: , , , , , , , ,

  1. irehe gentilli’s avatar

    Super D+!!!

    Responder

Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>